Como desenhar carro: Tutorial passo a passo

Aqui vou ensinar como desenhar um carro SUV e produzir o sketch passo a passo e completo, dando várias dicas de como desenhar a mão livre, sequência ideal, qual material deve ser usado para desenhar cada etapa, além de dicas de proporção e elementos de design.

Como desenhar carro: o começo

Eu começo o sketch com a linha do assoalho e nesse momento defino os limites do tamanho e da proporção do carro. Aqui eu imagino onde eu quero que ele esteja posicionado na folha. Em seguida eu posiciono a roda da frente e a roda de trás.

Como eu disse, esse sketch é de um SUV, então as proporções que sigo são desse tipo de carro. A principal característica dele é que a linha do assoalho passa praticamente na mesma altura do eixo das rodas. Afinal de contas o SUV é um carro mais alto, projetado para o conforto e para ocupar um número maior de pessoas. Sendo assim, o curso da suspensão é maior e mais confortável, deixando também a caixa de roda maior e consequentemente o carro.

Vista 3 4 Frontal SUV 1 - Como desenhar carro: Tutorial passo a passo

Com o sketch sendo projetado na posição ¾ frontal, eu trabalho as linhas bem soltas, deixando o carro parecido com uma caixa inicialmente. Então nesse primeiro momento não fico preocupado com elementos gráficos, grafismos e elementos de design do carro. A maior preocupação é com as proporções, entre eixos, as distâncias e os volumes.

Outra característica é que por ser um carro maior, a janela tem uma proporção de praticamente metade do tamanho da lataria, ou seja, da lateral do carro. Então eu divido ela pela metade e coloco a altura do vidro. Com isso começo a seguir algumas regras de proporção de um carro SUV especificamente. Em carros hatch, sedan ou esportivo as proporções mudam, no entanto é possível compartilhar proporções em seguimentos diferentes sem problemas.

Como desenhar carro: Proporção

Depois que o carro já está com as proporções e vistas definidas começo então a criar e a me preocupar com alguns elementos de design e grafismos do carro. Por exemplo, já começo a projetar como imagino que seja o farol, a grade frontal e o led do farol de milha.

Mas por que? Se no começo do desenho, antes de ter feito a lateral e outros elementos mais importantes, você começa a definir como vai ser o farol e o led, você se perde e deixa de passar por um processo criativo que o traço mais solto traz. Além disso, você pode também acabar se perdendo nas questões de proporção do carro. Projetar o farol, por exemplo, como um elemento isolado te limita e você deixa de enxergar o volume do carro como um todo.

SUV proporção - Como desenhar carro: Tutorial passo a passo

Em muitos casos isso te faz perder a proporção do carro, sendo por esse motivo que em algumas vezes ao final do desenho o carro está um pouco estranho. Por exemplo, a frente muito maior que a traseira, o farol muito grande para o tamanho do carro em si e até mesmo a roda muito pequena. São esses detalhes que fazem com que você veja um sketch de carro e entenda ou não qual a proposta dele.

Imagine que você está mostrando seu sketch de hatch para algum amigo, familiar ou colega de trabalho e a pessoa diz “Nossa, é um hatch? Pensei que fosse um SUV!”. Por que isso acontece? Muitas vezes em alguns detalhes de proporção você acaba passando alguma ideias e características de um modelo de carro que não é exatamente aquele que você estava querendo. Por isso é muito importante você começar o sketch pelo volume e proporção, ok?

Acabamentos

Para a finalização, faço as hachuras, na qual servem, de maneira geral, para você aplicar luz e sombra no sketch utilizando apenas o lápis ou caneta. Isso evita que você precise trabalhar com cores, marcadores e até lápis de cor para conseguir criar um volume no carro. Leia mais sobre elas aqui.

Proporção SUV - Como desenhar carro: Tutorial passo a passo

Como comecei com as linhas leves, ao final começo a reforçá-las. É importante que seu traço seja bem leve no começo, pois se ele não for o correto depois você consegue fazer um novo por cima e realçá-lo. E aquele traço que não era o que você queria acaba sumindo ou perdendo destaque.

Ao final já é possível enxergar o sketch mais limpo devido ao fato de eu já estar reforçando os traços corretos, nos quais já defini o farol e a grade por exemplo. O conjunto de todos elementos e dicas vai fazer com que você consiga apresentar um sketch com um material simples e básico de forma coerente e eficaz pra quem está vendo ou recebendo essa proposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *