Como usar as redes sociais a seu favor?

As redes sociais são essenciais para quem deseja crescer profissionalmente, independente do ramo que escolheu. Isso porque, atualmente a maioria das pessoas tem um perfil em alguma delas, seja Instagram, Facebook, LinkedIn e até mesmo o Tik Tok. Sendo assim, se você deseja ter uma renda extra ou viver de desenho de carros, já está na hora de criar um perfil em alguma delas e começar a postar seus desenhos. Sei que existem diversas formas de divulgação, o que pode até mesmo causar um pouco de confusão, mas por isso, no post de hoje vou falar um pouco sobre como você pode aproveitar ao máximo para divulgar suas artes e ainda transformar as redes sociais em seu portfólio.

1. Mantenha a frequência

Não adianta você postar um desenho seu hoje e o outro só daqui dois meses. Afinal, as pessoas querem acompanhar usuários que não apenas estejam presentes, mas que marquem presença nas redes sociais. Se você tiver um perfil desatualizado, isso mostra que você não acha a ferramenta importante ou até mesmo que parou de desenhar carros. Portanto, crie um calendário e poste seus desenhos sempre que puder, 3 vezes na semana ou o que for melhor para você. Mas, não deixe de postar.

2. Tenha um único perfil

A arte pode transmitir de alguma forma a sua personalidade e por isso, mostrar quem você é pode ser uma forma de se aproximar dos seus seguidores e clientes. Por exemplo, o meu perfil tem muitos desenhos e obras de arte, mas eu também falo sobre o Rodrigo (meu cachorro, pra quem não conhece), falo sobre o que eu gosto ou não gosto de fazer, e por aí vai.

3. Conheça seus seguidores

É fundamental você saber quem são as pessoas que te seguem para criar conteúdos exclusivos e que ajudem elas de alguma forma. Imaginem se eu começasse a postar somente coisas relacionadas à moto? A maioria dos meus seguidores estão ali pelos carros e justamente por saber disso, eu consigo atender às necessidades deles.

4. Não tenha vergonha de interagir

Os stories, no Instagram, são uma ótima forma de interagir com seus seguidores de forma mais descontraída e mostrar mais sobre seu dia a dia e como você realmente é. Além disso, você pode oferecer um conteúdo exclusivo para quem te segue, mostrando sobre novos projetos, ideias, etc.

No começo pode ser um pouco difícil perder a vergonha e destravar a fala, mas assim como no desenho de carros, isso também é adquirido com o treino e persistência.

5. Tenha seu próprio território

Por mais que as redes sociais sejam ótimas para atingir pessoas, é muito importante você também ter uma estrutura própria, como um site, blog, etc. Isso porque, qualquer rede pode ser substituída facilmente, assim como deixar de funcionar por alguns dias, e você não pode ficar refém de algo que não é seu. Por isso, construa sua casa em um terreno próprio, não em um alugado.

6. Invista em tráfego pago

Com um investimento muito baixo você consegue ter ótimos resultados! O tráfego pago nada mais é do que você criar anúncios para atrair ainda mais pessoas e fazer com que elas conheçam seu trabalho, por meio de investimento em plataformas e sites que mostrem o seu conteúdo. Você pode divulgar um trabalho seu, ter visibilidade de forma mais rápida, atrair mais visitantes para uma página, etc. Contudo, é preciso tomar cuidado, afinal, não adianta investir em tráfego e não oferecer conteúdo relevante para seus seguidores, certo?

Com essas dicas tenho certeza que vocês irão usar as redes sociais de uma maneira mais efetiva para seu negócio, se esse for o desejo de vocês. Lembrem-se que não existe certo e errado, sendo necessário testar diversas estratégias e identificar o que funciona para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *