Os melhores materiais de desenho

materiais de desenho - Os melhores materiais de desenho

Bom, já falei aqui sobre os materiais para desenhar carros no papel, tanto para o começo quanto para a finalização. Hoje também vou falar sobre eles, mas de uma maneira diferente. Vou falar sobre todos os materiais de desenho eu utilizo em minhas ilustrações e obras de arte. Bora lá?

Materiais de desenho – Papel

Começando do começo, eu utilizo dois tipos de papel. Não existem regras, mas o ideal é utilizar folhas no tamanho A3, visto que são maiores e proporcionam maio espaço para criação. Para sketches básicos, desenvolvimento de ideias e principalmente quando não utilizo o marcador eu opto pela folha sulfite comum 75g e tamanho A3. Essa gramatura facilita no momento do overlay, visto que ela é mais transparente quando comparada a de 90g. Por isso, quando for comprar atente-se à gramatura para não comprar a errada.

materiais de desenho papel - Os melhores materiais de desenho

Agora, quando vou fazer um desenho de carro, propostas mais elaboradas e quando utilizo os marcadores, eu escolho as folhas especiais. O modelo que eu uso é o Papel Copic Basic Paper A3 66g/m², lembrando que você tem desconto na Dezáina com o meu cupom ADN10. Ele possui uma película na parte de trás que impede que o marcador fique vazando e acabe estragando seu desenho. Quando for procurar papeis específicos, procure aqueles que sejam “bleedproof”, ou seja, anti vazamento. Lembre-se também de verificar a gramatura, caso deseje realizar o overlay posteriormente.

Lápis de cor

Quando vou renderizar meus desenhos de carro, eu prefiro começar o sketch com lápis de cor. Isso porque, ao passar o marcador por cima ele não mancha como faz com a caneta esferográfica. Além disso, eu simplesmente adoro desenhar com lápis de cor, principalmente com os da Derwent, linha Artists. Essa foi a primeira linha desenvolvida pela marca e possui uma textura seca, um pouco encerada.

materiais de desenho lapis de cor - Os melhores materiais de desenho

Materiais de desenho – Caneta

Agora, quando vou criar sketches, desenvolver propostas e quando utilizo os marcadores somente depois de algum tempo, eu utilizo a caneta esferográfica. Especificamente a caneta BIC. Como falei, quando utilizo os marcadores logo após criar o sketch, eles acabam manchando o desenho. A química das tintas de ambos os materiais não reagem muito bem. Por isso, quando utilizar a caneta, espere um tempo para aplicar os marcadores. Para maior segurança de seu desenho, prefira os lápis de cor.

materiais de desenho caneta - Os melhores materiais de desenho

Materiais de desenho – Marcador

Bom, como eu sempre falo, utilizo os marcadores da Copic. Além de promoverem um resultado visual fantástico, são extremamente macios. Um dos principais diferenciais é o fato de que a Copic possui refil para recarregar seus marcadores. Ao contrário de outras marcas, esse simples fato faz com que você economize uma boa grana. Além disso, a cor da tinta que o marcador solta é exatamente a mesma que a da tampa. Isso faz com que você não precise se preocupar se vai comprar a cor certa. Isso já é garantido.

materiais de desenho marcador - Os melhores materiais de desenho

É importante lembrar que existem diversos tipos de marcadores da Copic. Eu vario entre os da linha Classic e os da linha Sketch, mas o que eu mais gosto são os do primeiro grupo. Não existe melhor nem pior, então é questão de teste e adaptação.

Pincel

Para minhas obras eu vario entre o pincel e a espátula, que vou falar logo logo. Falando em marca, eu utilizo os pinceis da Condor. São macios e me permitem realizar diferentes técnicas e testes.

materiais de desenho pincel - Os melhores materiais de desenho

Tinta

Já as tintas, eu utilizo as da Acrilex e Corfix. Ambas são de ótima qualidade e não deixam a desejar quando preciso delas. Também vale a pena testar para identificar a que você mais gosta e se adequa.

materiais de desenho tinta - Os melhores materiais de desenho

Espátula

Por fim, a espátula está sempre presente em minhas telas, como você já deve ter percebido. Não tenho uma marca específica para indicar, visto que compro a que estiver disponível na loja.

materiais de desenho espatula - Os melhores materiais de desenho

É imprescindível te lembrar que esses são os materiais que eu utilizo e indico pela qualidade. Contudo, você não vai obter bons resultados apenas com eles. Por exemplo, se você utiliza um lápis de cor de outra marca e curte o efeito que ele proporciona, ótimo! Tudo é questão de teste e gosto. Pode ser que você prefira os marcadores da linha sketch, ou uma caneta de outra marca. Quando falamos de arte não existem regras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *